terça-feira, 13 de julho de 2010

O PAPEL DO ADVOGADO NA SOCIEDADE

O advogado é o profissional habilitado a representar seus interesses e direitos perante o Poder Judiciário e também nas esferas administrativas e particulares. De acordo com o artigo 133 da Constituição Federal, o advogado é profissional indispensável à administração da justiça e seus atos a manifestações durante o exercício profissional são invioláveis, na forma da lei.

A relação entre advogado e cliente vai muito além de uma relação meramente comercial. Ao assumir determinada causa ou a direção de um conflito de interesses o advogado tem o dever de manter sigilo das informações passadas por seus clientes e também de utilizar todos os meios ao alcance para a obtenção do melhor resultado. Em contrapartida o cliente deve confiar em seu advogado e prestar todas as informações necessárias com sinceridade a fim de que o mesmo tenha o ferramental necessário para preparar a melhor defesa e lançar mão dos melhores argumentos.

Portanto, apenas contrate um advogado mediante recomendações e se tiver certeza sobre a qualidade e confiabilidade dos serviços prestados. Para ser advogado é necessário a conclusão de curso superior em Direito, ou seja, o profissional deve possuir diploma de bacharel em Direito, bem como ser aprovado no exame da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

Antes de contratar um profissional, caso haja dúvidas, você pode consultar pela internet, no sítio da OAB (www.oab.org.br) se aquele que oferece serviços advocatícios realmente está legalmente habilitado para tanto. Basta pesquisar por nome ou número de inscrição.

É importante frisar ainda que o advogado não deve ser procurado apenas quando o problema surge ou quando você quer ajuizar uma ação ou, ainda, quando você precisa se defender em uma ação judicial. É importante consultar um advogado de sua confiança sempre que você tenha dúvidas em como proceder diante de determinada relação de negócios e também em contratações mais complexas, tais como compra, venda e locação de imóveis, constituição de empresas, assinatura de contratos, testamentos, contratação de funcionários, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário